domingo, 20 de julho de 2014

Luiz Pagano recebe a medalha 'Mérito de Cabangú'

Luiz Pagano recebe a medalha 'Mérito de Cabangú' das mãos de Tomás Castelo Branco
Nesta sexta feira tive a grande honra de receber a medalha “Mérito Cabangú” pelos meus trabalhos de preservação, divulgação e melhoria da memória de Santos=Dumont, que podem ser vistas neste blog.

read this article in English

A solenidade aconteceu no ultimo dia 18 de julho de 2014, na Fazenda Cabangú em Santos Dumont – MG, em evento realizado pela comemoração do 141o aniversario de nascimento de Santos=Dumont, pela Fundação Casa de Cabangú, o patrono Jorge Henrique Dumont Dodsworth, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar e a Prefeitura Municipal de Santos Dumont – MG. Lá foram entregues as medalhas “Mérito Cabangú” e “Mérito Santos Durnont”.
 
Luiz Pagano e Jane Bieringuer em Cabangú - MG
A Medalha “Mérito Cabangú” foi criada no dia 02 de abril de 2005, é comemorativa ao nascimento de Alberto Santos Dumont, em 20 de julho de 1873 na Fazenda Cabangú. Foi criada para distinguir pessoas que tenham contribuído para a preservação, divulgação e melhoria do “Museu Casa Natal de santos Dumont”. A Medalha “Mérito Santos Dumont” foi instituída no Ministério da Aeronáutica por Decreto nº 39.905 de 5 de setembro de 1956 em homenagem à Alberto Santos=Dumont em comemoração ao 1º vôo do 14 Bis. É Distinção concedida a cidadãos que se tenham tornados credores de homenagens da Força Aérea Brasileira.

Ao chegar, fui gentilmente recebido pela Sr.ª Monica e pelo Sr. Tomás Castelo Branco, coordenadores da Fundação Casa de Cabangú e curadores do museu de mesmo nome, em meio a banda de música e corneteiros militares, fui convidado a tomar meu lugar na tribuna de honra.

A cerimônia começou exatamente as 10 horas da manhã com honras militares e homenagem ao Patrono da Aeronáutica, Marechal do Ar Alberto Santos=Dumont, a seguir os militares entram em forma, foi feita a Leitura da Ordem do Dia pelo Comandante da Aeronáutica, o canto do Hino dos Aviadores, e por fim a entrega das medalhas, feita pelo senhor Tomás Castelo Branco.

Dentre os agraciados deste ano, estava o astrônomo do Observatório Astronômico de Piracicaba, Nelson Travnik, autor da primeira fotografia brasileira da cratera Santos-Dumont na Lua, feita em 2006, ano das comemorações dos 100 anos do vôo do 14-Bis.

Outros agraciados com a medalha em anos anteriores foram o Dr. Henrique Lins de Barros, pesquisador e biografo de Santos=Dumont com diversos trabalhos publicados, João Luís Musa fotografo que restaurou e publicou incríveis fotos inéditas do aviador e a também grande biografa Srª Laurete Godoy, autora de sete livros sobre a aviação e sobre a mitologia grega.
 
Luiz Pagano recebe a medalha 'Merito de Cabangú' - Com gola alta, relógio Cartier Santos e Chapeu S=D
Ao final da entrega, eu junto aos outros possuidores das medalhas, que havíamos saído de forma para postarmo-nos à direita da Bandeira, voltamos aos nossos lugares na tribuna de honra para presenciarmos o momento mais emocionante do dia, quando Tomás contou a historia do Museu de Cabangú.

Poucos sabem que a idéia da construção do museu surgiu no mesmo dia da morte do aviador, bem como a mudança do nome da cidade. A mudança de nome aconteceu rapidamente, no dia 31 de julho de 1932 o decreto estadual n° 10.447 mudou o nome da cidade de Palmyra, em Minas Gerais, para Santos-Dumont, já o surgimento do museu ainda segue um caminho bem mais difícil.

Alguns dias depois da morte do aviador no ano de 1932, alguns cidadãos da então Palmyra, decidiram ver como estava sua fazenda natal e ficaram muito tristes ao ver a casa depredada, habitada por invasores e com os pertences e documentos do aviador espalhados do lado de fora.  Imediatamente expulsaram os invasores e procederam com a guarda dos bens existentes na casa de Cabangú.

O estatuto do museu só foi redigido em 09 de Fevereiro de 1949, mas as duras lutas para a proteção da Casa Natal e Fazenda de Santos Dumont pareciam ser tarefa por demais ingrata. Sem qualquer ajuda de qualquer órgão público, a fundação só foi receber a primeira visita do Ministério da Aeronáutica no dia 23 de Outubro de 1952, que passou a olhar pelo legado histórico.

Quando do centenário do nascimento do aviador, no ano de 1973, foi criada a Comissão Nacional das Comemorações da Aeronáutica, formou-se então o Museu Casa Natal de Santos=Dumont e até mesmo foi construída uma estrada ligado o museu à malha rodoviária pela BR 499.

Finalmente em 2006 museu recebeu a primeira ajuda do Governo Federal e uma sede administrativa foi construída. O sonho de Alberto Santos=Dumont, que deixara bem claro a intenção de transformar a casa da fazenda em museu, começou a dar seus primeiros passos.

Segundo o Sr. Tomás, ainda há muito o que ser feito, e ele (assim como eu) espera um dia ver o nosso país dar o devido valor ao legado histórico de Santos=Dumont, bem como ao de toda nossa nação.
 
Militares entram em forma em Cabangú - foi feita a Leitura da Ordem do Dia pelo Comandante da Aeronáutica e o canto do Hino dos Aviadores
A seguir, a letra do Hino dos Aviadores

Vamos filhos altivos dos ares
Nosso vôo ousado alçar
Sobre campos, cidades e mares
Vamos nuvens e céus enfrentar

D´astro rei desafiamos os cimos
Bandeirantes audazes do azul
Às estrelas de noite subimos
Para orar ao Cruzeiro do Sul

Contato, companheiros !
Ao vento sobranceiros
Lancemos o roncar
Da hélice a girar

Mas se explode o corisco no espaço
Ou a metralha na guerra rugir
Cavaleiros do século do aço
Não nos faz o perigo fugir

Não importa a tocaia da morte
Pois que a pátria dos céus o altar
Sempre erguemos de ânimo forte
O holocausto da vida a voar

Contato, companheiros !
Ao vento sobranceiros
Lancemos o roncar

Da hélice a girar

Nenhum comentário: