segunda-feira, 5 de março de 2012

A arte imita a vida e a vida imita a arte Julio Verne – Santos=Dumont – Tom Swift



O excêntrico Santos=Dumont pilota uma carroça puxada por um Avestruz

Da mesma forma que as historias de Julio Verne inspiraram Santos=Dumont a criar suas maquinas voadoras, suas maquinas voadoras inspiraram outros escritores a criar seus personagens. As excentricidades de Santos=Dumont e sua vida de aventuras inspirou muitos aventureiros e escritores, logo após sua viagem aos Estados Unidos e seu retorno a Paris, grande número de brinquedos e publicações apareceram. Eu acredito que Tom Swift foi o personagem mais expressivo já criado com base na vida real de Santos=Dumont.


Read this article in English

Tom Swift é o nome do personagem central de uma série de cinco livros, criado em 1910 totalizou mais de 100 volumes de ficção científica americana juvenil e romances de aventura que enfatizam a invenção, ciência e a tecnologia.
Carro elétrico de Tom Swift e o Buggy elétrico de Santos=Dumont

Edward Stratemeyer e um dos escritores mais prolíficos do mundo, escreveu mais de 1.300 livros, criou o personagem em si, vendeu mais de 500 milhões de cópias e criou a famosa série de ficção-livro para jovens.

 Aeroplano combinado com dirigível de Tom Swifte e o Santos=Dumont Número 14. 

A maioria das invenções da série Tom Swift eram extrapoladas a partir de invenções reais de diversos inventores, como vemos aqui, o balão avião conjugado com o dirigível, perfeitamente inspirado no Santos=Dumont Número 14.
Telescópio Gigante de Tom Swift e o Telescópio gigante de Santos=Dumont. 

É claro que muitos outros personagens da vida real inspirarão Stratemeyer a criar Tom Swift, no entanto, vários exemplos podem ser encontrados com elementos em comum com a história real de Santos=Dumont.


A propósito, aquela foto montado em uma charrete puxada por um avestruz foi tirada na florida, nas fazendas de criação, as quais eram super visitadas por quem queria ter a exótica experiência

Nenhum comentário: