quarta-feira, 26 de março de 2008

Acidente de Santos Dumont de 08 de agosto, com o número 5


read this article in English

“C
hego agora ao dia terrível: 8 de agosto de 1901. Em presença da Comissão Científica do Aeroclube, larguei-me para a Torre Eiffel. Contornei-a ao cabo de 9 minutos e tomei a direção de Saint Cloud. Por infelicidade, um acidente enfraquecera a mola de uma das válvulas automáticas e o balão perdia hidrogênio. Arrisquei prosseguir. 

O balão contraía-se visivelmente; a tal ponto que ao alcançar as fortificações de Paris, perto de La Muette as cordas de suspensão arqueavam-se tanto que as mais vizinhas do propulsor engancharam-se na hélice em marcha. Vi o propulsor cortá-las e arrancá-las. Parei o motor.


O vento, que soprava com força, levou instantaneamente o aparelho para o lado da Torre Eiffel. Ao mesmo tempo, eu caía. A perda de gás era considerável.

Muitos acreditam que o dirigível atingiu os prédios de Passy de frente, mas de acordo com minha reconstrução baseada na foto de Nadar e em várias visitas ao local, percebemos que ele realmente veio de trás do prédio, rasgou seu invólucro, que estourou como um balão de aniversário. (veja a resconstituição.)

Teria podido atirar fora muito lastro e amortecer sensivelmente a queda, mas assim o vento teria tempo de me jogar contra os ferros do grande monumento. Preferi deixar a aeronave ir a seu modo (…) Eu caía. E o vento me levava para a Torre Eiffel (…) a extremidade do meu balão alongado, que conservava ainda todo o seu gás, foi bater contra um telhado mesmo no momento de franqueá-lo.

O balão estourou, com um grande barulho (…)
Um saco de papel cheio de ar, batido de encontro a uma parede, arrebenta-se, produzindo um grande ruído; pois bem, o meu balão, saco que não era pequeno, fez um barulho assim, mas... em ponto grande. Ficou completamente destruído.
Não se encontrava pedaço maior do que um guardanapo!
Salvei-me por verdadeiro milagre,
pois fiquei dependurado por algumas cordas, que faziam parte do balão, em posição incomoda e perigosa,



de que me vieram tirar os bombeiros de Paris”
Foto de Nadar - como eram os prédios de Passy no início do século (esquerda) e à direita, como estão hoje.



Saiba mais sobre o criterioso trabalho de reconstituição destas imagens e fatos


Nenhum comentário: